top of page

O Sétimo Emirado.


A apenas 45 minutos ao norte do Aeroporto Internacional de Dubai, Ras al Khaimah desponta como tendência de turismo low profile nos Emirados Árabes. RAK, como é conhecido, opõe-se a megalomaníacos arranha-céus e praias artificiais e apresenta uma série de monumentos históricos e deslumbrantes paisagens naturais, divididas entre o deserto, as montanhas e o mar do Golfo Pérsico. Também é daqueles destinos que encantam casais em viagens românticas, com sol o ano inteiro, hotelaria de alto padrão e gastronomia cheia de personalidade. A autenticidade desse emirado se deve, em parte, à preservação do passado milenar. Antigo ponto estratégico do comércio com a Mesopotâmia, a região foi lar da civilização Umm al-Nar, entre 2600 e 2000 a.C.

O deserto, em tom de terracota, também guarda o Forte Dhayah, construção do século 19 onde ocorreu a histórica batalha entre as tropas britânicas e as tribos locais, em 1819. Nos arredores, destaque ainda para Al Jazirah al-Hamra, “ilha vermelha”, em árabe. A antiga vila de pescadores de pérolas do século 17, abandonada nos anos 1960, apresenta o que seria um pequeno mercado souq, uma mesquita e uma fortaleza, além de diversas residências: o conjunto integra a lista de Patrimônios Culturais Mundiais da Unesco. Também está no território de RAK a única fazenda de pérolas dos Emirados Árabes, a Fazenda Suwaidi, aberta a experiências de mergulho e abertura de ostras.

Além de toda a tradição e cultura, Ras al Khaimah tem destaques para quem deseja fazer compras, como os mercados Al Mairid Souq e Kuwaiti Souqs, que fervilham de lojas de especiarias, temperos, artigos artesanais, perfumes e outros signos da cultura árabe. Os casais em lua de mel ou viagens românticas conseguem aproveitar todas essas atrações e ainda contar com uma atmosfera gastronômica internacional em hotéis cheios de serviços pensados especialmente para momentos a dois.

O destino também transpira adrenalina, com diversas possibilidades de roteiros de trekking e mountain biking pela montanha Jebel Jais, a mais alta da cordilheira Hajar, que circunda RAK e Omã. Encravado a 1.934 metros de altitude está o Jebel Jais Adventure Park, que abriga atrações com vistas panorâmicas, tais como a montanha-russa Jais Sledder e a Jais Sky Tour, uma sequência de seis tirolesas que inclui a Jais Flight, a mais longa tirolesa do planeta, com 2,8 quilômetros de extensão e que pode chegar a uma velocidade de 150 km/h. Outro atrativo é o restaurante e lounge 1484 By Puro – que não resiste à alcunha de ser o mais alto dos Emirados Árabes, a 1.484 metros acima do nível do mar.

Experiências de Hospedagem

Do deserto à costa de praias douradas, Ras al Khaimah reúne centenas de possibilidades de hotelaria de alto luxo. Entre as dunas ondulantes está o Ritz-Carlton Al Wadi Desert. O resort de 1.235 acres abriga 101 vilas inspiradas nas tendas beduínas, todas com piscina privativa, bem como o spa The Rainforest, com 16 estações de banho hidrotermal sequenciais. Na gastronomia, o ponto alto é o restaurante Moorish, que valoriza as nuances culinárias da Andaluzia e a cozinha árabe – a pedido do hóspede, o concierge organiza refeições e degustações privativas em espaços da propriedade ou no próprio deserto. A hospedagem ainda pode incluir experiências exóticas, como passeios de camelo pelas dunas, falcoaria e aula de arco e flecha.

Na costa banhada por águas mornas, o Waldorf Astoria se debruça sobre uma praia particular de areia branca emoldurado pelas montanhas Hajar. O resort familiar detém o campo de golfe profissional Al Hamra Golf Club e oito restaurantes e bares, a exemplo do Lexington Grill & Bar, que impressiona pelos frutos do mar saídos da grelha e pela adega de 350 rótulos. À beira-mar também ficam os hotéis Ritz-Carlton Al Hamra Beach, de apenas 32 vilas e acesso direto ao mar, e Intercontinental, na Ilha Hayat, que se destaca pelo spa Mina Al Arab.



Gostaram da dica?

Você pode se interessar por:
bottom of page