top of page

Uma travessia pelo Salar de Uyuni


Misto de ilusão de ótica e imprevisto geológico, o Salar de Uyuni, no sudoeste da Bolívia, não perde sua aura surreal que fascina viajantes há gerações. Uma vez lá é muito fácil entender os motivos de tal fascínio. A 3.653 metros de altitude, em plena Cordilheira dos Andes, o platô de 12 mil quilômetros quadrados é hoje o maior e mais famoso deserto salgado do mundo. Entretanto, já foi parte de um vasto lago de sal pré-histórico, o Lago Minchín, que cobriu a maior parte do sudoeste da Bolívia há cerca de 18 mil anos. Quando secou, deixou algumas poças sazonais e várias salinas, incluindo o Salar de Uyuni.




Ao contrário do que o nome pode sugerir, uma expedição pelo Salar do Uyuni não tem o próprio deserto como destino final, mas como uma das paradas. Sempre em veículos 4x4, as incursões até lá costumam partir da cidadezinha boliviana de Uyuni, 540 quilômetros ao sul da capital La Paz. Geralmente duram três dias e duas noites, com paradas em pontos icônicos da região – no entanto, os novos lodges propõem descobertas mais prolongadas, de até 10 dias em lugares realmente remotos. E longe do turismo de massas.


Na travessia do Deserto do Atacama até o Salar, não faltarão belíssimos lagos – muitos com flamingos endêmicos – como a Laguna Cañapas, Hedionda e Colorada. Pelo caminho e emoldurando os melhores cliques, alguns vulcões como o Thunupa (5.321m) e o majestoso Licancabur (5.920m), já na fronteira com o Chile. No percurso ainda estão previstas paradas em lagoas altiplânicas, vulcões e cenários quase inacreditáveis, além de diversas atividades de exploração.





TRAVEL HUNTER INDICA:

Travessia Atacama - Salar do Uyuni by explora

3 noites em San Pedro de Atacama, no hotel explora Atacama 1 noite na Bolívia, em Mountain Home Ramaditas 1 noite na Bolívia, em Mountain Home Chituca 3 noites na Bolívia, no Uyuni Lodge Pensão completa + traslados de chegada e saída entre os aeroportos de Calama e de Uyuni e os hotéis + explorações diárias em base privativa + serviços conforme o roteiro. (Fotos explora - Divulgação)




Você pode se interessar por:
bottom of page