top of page

Botanique Hotel & Spa, o refúgio perfeito próximo a São Paulo!

Estivemos no Botanique Hotel & Spa recentemente e vivemos uma experiência única de acomodação! Aninhado na confluência de três ricos vales fluviais, entre montanhas deslumbrantes no coração da Serra da Mantiqueira, o Botanique fica a a apenas 12 km de Campos do Jordão, 13 km de Sto Antonio do Pinhal e na divisa com São Bento do Sapucaí – o novo Triângulo das Serras.

A chegada ao hotel é localizada distante das áreas principais, o hóspede deixa seu carro para ser transportado exclusivamente por pequenos veículos elétricos.

Ao entrar no grande hall, fomos surpreendidos por um novo modo de receber, um serviço personalizado que acompanha a estadia de cada cliente. Nada de departamentos ou mordomos sem staff próprio.

As seis amplas suítes estão distribuídas no corpo da casa principal do hotel, onde se concentram bar, restaurante, SPA e biblioteca. Todas suítes revelam uma vista arrebatadora da paisagem, enquanto as 11 vilas oferecem absoluta privacidade aos hóspedes, ao serem espalhadas pela propriedade e individualmente protegidas pela vegetação!

As suítes contam com varandas integradas e vista panorâmica. No mobiliário destacam-se somente peças assinadas por designers brasileiros, enquanto equipamentos de alta tecnologia e um mini bar de consumo livre completam o conforto das acomodações. Já as onze vilas, com desenhos, ambientes e tamanhos variados, apresentam todos os cuidadosos detalhes das suítes, além de maior privacidade. As suítes e vilas variam de 100 m2 até quase 300 m cada. Nossa vila era impecável, com 2 andares, em cima o quarto e em baixo a sala de TV, parece uma casa na árvore! Sem contar a vista para as montanhas, que é linda! Além da jacuzzi privada no nosso jardim!

O café da manhã é servido na própria vila! Aproveitamos que o tempo estava bom e comemos na varanda ao som dos passarinhos e com vista da Serra da Mantiqueira.

A brasilidade está impregnada no desenho e em todos os ambientes do Botanique. A arquitetura, assinada por Cândida Tabet, baseou-se na re-utilização de madeiras antigas, adquiridas de fazendas no interior do estado e centros de material de demolição. Tudo é clean e super charmoso.

Os interiores do hotel, tanto arquitetura de interiores quanto mobiliário, têm assinatura da proprietária Fernanda Ralston Semler. A curadora Adélia Borges selecionou um grupo de designers, e Fernanda escolheu cada peça presente no Botanique.

O paisagismo inédito surpreende com seu desenho que cria ao redor do hotel uma imensa horta dividida em 450 caixas, ocupando dez mil m2. As hortaliças, verduras e legumes irão abastecer a cozinha e o SPA, além de promover aos hóspedes o conhecimento de uma variedade rara de ervas, disponíveis também para colheita.

O spa conta com tratamentos e equipamentos inéditos no mundo Além de um programa de pesquisa que foi buscar em rituais ancestrais brasileiros, indígenas e africanos, novas fórmulas de terapias corporais, o Botanique tem uma área com equipamentos e serviços sem igual no mundo, por serem estritamente brasileiros. A invenção, presente em todos os detalhes do Botanique, aqui também enfrentou desafios, como criar uma sauna seca individual (uma pessoa de cada vez), onde é possível, através de um grande vidro do teto ao chão, que não embaça com a alta temperatura, avistar plenamente a paisagem circundante. As linhas de tratamento vêm do estudo de inusitadas técnicas potencializadas de bem estar. Da “Chuva Da Mata”, que coloca o hóspede deitado numa sauna úmida com um teto inteiro de delicada e morna chuva da mata atlântica, até as águas termais com características do circuito das águas brasileiro, passando por tratamentos de argila verde da região.

A área da piscina externa também é uma delícia! Rodeada pela mata, o local é perfeito para descansar ao som da natureza. Ao lado da piscina também tem uma sala de ginástica com personal treiner a disposição dos hóspedes!

A gastronomia não poderia ser menos ambiciosa. Gabriel Broide, jovem estrela em ascensão, depois de períodos com Laurent Suadeau, Alex Atala, Daniel Boulud em NY e seu próprio restaurante, o respeitado Dois- Cozinha Contemporânea, toma seu posto à frente do “Mina” (nome do restaurante do Botanique), produzindo uma maravilhosa cozinha de campo para a mesa.

Do desenvolvimento de produção mormente local, até um foraging nativo, Gabriel e seu sous-chef Fernando Brugnera apresentam um menu que faz uma repaginação da cozinha brasileira (bastante regional) de forma moderna. Do cordeiro desfiado ao uso de uvaia, grumixama ou pimentas raras, tudo é desenhado para o prazer inconteste, almejando diretamente o deleite no lugar da pirotecnia. É a busca do pós-luxo na cozinha.

Sem contar a vista do restaurante...é deslumbrante!

O hotel também disponibiliza várias experiências ao ar livre, como trilhas de bicicleta, jogo de tênis com professor, yoga, e outras atividades. Nós fizemos uma trilha na mata ao redor da propriedade que durou 1h em média. Foi uma delícia!

O Botanique é muito mais do que eu imaginava! Os funcionários são maravilhosos e fazem com que você se sinta em casa. As acomodações são super confortáveis e bem decoradas. A gastronomia é impecável! O spa é SENSACIONAL! Piscina deliciosa! Elogios não faltam a esse hotel lindissímo! Tudo é impecável e perfeito! É mais do que um simples hotel, é uma experiência inesquecível! Não vejo a hora de poder voltar novamente!

Você pode se interessar por:
bottom of page